BPM: Business Process Management e a sua importância no seu negócio
Business Process Management, BPM, significa em português significa Gestão de Processos de Negócio. Tem como objetivo otimizar a produtividade dos colaboradores, ampliando a competitividade do negócio. Para isso, utilizar a tecnologia é essencial, reduzindo riscos, diminuindo o tempo de execução das atividades e fornecendo um cenário rico em dados e métricas, que auxiliam uma tomada de decisões mais assertivas.
Mas afinal, o que é BPM e como ele é implementado na empresa?
O BPM é um conjunto de práticas com foco na modelagem de processos e otimização de fluxo de trabalho, para obter uma melhoria contínua na sua empresa. Ou seja, é um trabalho constante, na busca sempre da melhor execução e resultado.
Além de necessitar da tecnologia, essa prática precisa, e muito, de recursos humanos para funcionar de forma eficiente. Através dessa combinação, é possível ter um time muito mais analítico e estratégico, o que contribui para tomada de decisões mais rápidas e seguras.
Mas afinal,o que é BPM e como ele é implementado na empresa?
O BPM é um conjunto de práticas com foco na modelagem de processos e otimização de fluxo de trabalho, para obter uma melhoria contínua na sua empresa. Ou seja, é um trabalho constante, na busca sempre da melhor execução e resultado.
Além de necessitar da tecnologia, essa prática precisa, e muito, de recursos humanos para funcionar de forma eficiente. Através dessa combinação, é possível ter um time muito mais analítico e estratégico, o que contribui para tomada de decisões mais rápidas e seguras.
Passos para realizar a implantação do BPM:
Além da tecnologia essa ferramenta necessita do apoio dos colaboradores para funcionar de forma eficiente. Confira os passos necessários para sua implantação:
1. Mapeamento de processos
Primeiramente, é realizada uma análise dos processos já existentes. Nessa análise é necessário, documentar os processos atuais, mapear as falhas e gargalos existentes. Junto com os colaboradores listar as prioridades e atividades que deverão ser automatizadas.
A participação da equipe nesse momento é essencial para entender a realidade da empresa e o que precisa ser melhorado.
2. Padronização
Após isso é necessário definir um processo guia, que conterá as novas práticas a serem adotadas pelos departamentos.
Esse é o momento de colocar os processos em prática, vendo sua funcionalidade, ajudando o colaborador a ter ciência da sua real obrigação dentro desse contexto.
3. Melhoria
Também conhecida como BPI (Business Process Improvement) essa etapa está relacionada à melhoria no gerenciamento de processos.
É aqui que são feitas as primeiras correções nos processos, para que possam fluir com mais facilidade e sejam adotados por todos os colaboradores de forma mais intuitiva.
4. Otimização
Nessa etapa, começa-se o exercício de ampliar a capacidade do sistema de forma a não colocar em risco sua eficiência e segurança. Conheça alguns dos benefícios, quando bem aplicada:
- total cumprimento das demandas
- redução de custos de mão de obra
- queda nas ocorrências de erros e inconsistências
- implemento do número de produtos e serviços realizados pela empresa
- maior segurança da qualidade das mercadoria
Vantagens para o seu negócio
Além de melhorar os processos na sua empresa, o BPM atua diretamente na otimização da competitividade do negócio. Confira alguns outros benefícios que essa ferramenta traz a sua empresa:
- Maior transparência
Com o BPM cada colaborador consegue ter a exata dimensão da sua área de atuação, além de melhorar a comunicação interna entre as equipes, ajudando no clima geral da empresa.
- Maior controle
Ao contar com essa prática, além de saber que todas as funções existentes, existe a possibilidade de traçar e acompanhar indicadores de desempenho. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar uma dificuldade e corrigi-la a tempo de poupar a empresa de qualquer tipo de prejuízo.
- Ganho de produtividade
Com fluxos de trabalhos mais definidos e otimizados, a equipe tem mais tempo para dedicar-se à parte estratégica do negócio. Ao automatizar processos se reduz a burocracia, ajudando a deixar os colaboradores mais motivados e produtivos.
- Mais agilidade
Com processos automatizados a agilidade e precisão no desempenho das atividades é garantido, além da assertividade na tomada de decisões por ter dados reais e seguros.
- Redução de custos
Como falamos anteriormente, o BPM é um processo contínuo, sendo sempre revisado e monitorado para buscar a sua melhor e reparo de erros. A tendência é que, com o tempo, mais despesas sejam reduzidas e maior seja a produtividade da equipe.
- Segurança
Com processos automatizados a segurança das informações dentro da empresa é muito mais garantido, algo essencial dentro do ambiente de negócios.
Agora que você já conhece como funciona a implantação do BPM e como a otimização de processos pode ser revolucionária para o seu negócio, não deixe de conhecer o X Platform.
Essa é uma excelente oportunidade de otimizar a Performance Corporativa do seu negócio e potencializar resultados, ganhar mercado e fazer seu negócio crescer cada vez mais.